5 DEZEMBRO 2020
10h30 ONLINE
Inscrição obrigatória (aqui). Lugares limitados.
Mandatory registration (here). Limited places.
O encontro (online) tem lugar, no dia e hora marcados, na seguinte plataforma/app.
Depois de efectuada a inscrição entraremos em contacto com toda a informação de acesso.
The meeting (online) takes place, on the scheduled day and time, on the following platform/app.
After completing the registration, we will contact you with all the access information.
GALANDUM GALUNDAINA
Paulo Preto, voz, sanfona, gaita de fole mirandesa, dulçaina, flauta pastoril e tamboril
Paulo Meirinhos, voz, bombo, rabel, gaita de fole, realejo, garrafa, castanholas, pandeireta, pandeiro mirandês
Alexandre Meirinhos, voz, caixa de guerra, bombo, pandeireta, pandeiro mirandês, tamboril, cântaro, almofariz
João Pratas, voz, flauta pastoril , flauta de osso, tamboril , saltério, flauta transversal, bombo, pandeiro mirandês, charrascas
“D’alhá para acá. Las modas de ls nuossos abós, hoije” \‘From then to now. The ways of our grandparents, today’
Música Tradicional da Terra de Miranda
Traditional Song from Terra de Miranda
PROGRAMA \ PROGRAMME
Lhoba Parda
Chin Glin Din
Canedo
Tamborileira + Pingacho + Cirigoça
Mirandum
L Pandeiro
La pulga I l piolho
Burgalesa
Para namorar morena
Coquelhada Marralheira
Fraile Cornudo
Senhor Galandum
Nós tenemos muitos nabos
(temas do reportório tradicional mirandês com arranjos de Galandum Galundaina)
BIOGRAFIA
Galandum Galundaina faz parte da genealogia de uma região com um património musical e etnográfico único, que durante muito tempo ficou esquecido. Ao longo dos últimos 20 anos o grupo contribuiu para o estudo, preservação e divulgação da identidade cultural das Terras de Miranda, Nordeste Transmontano.
O seu trabalho de investigação e recolha, junto de pessoas mais velhas com conhecimentos rigorosos do legado musical da região, a par da formação académica na área da música, concretizou-se num sentido renovado no modo de entender as sonoridades que desde sempre conheceram. Com a sua música não procuram criar novos significados, mas antes descrever os lugares e a vida; encontrar as raízes que permitem que a cultura se desenvolva.
Para além da edição de quatro discos e um DVD ao vivo, o trabalho do grupo inclui a padronização da gaita-de-foles mirandesa, a construção de instrumentos tradicionais (usados em concerto), a organização do Festival itinerante de cultura tradicional “L Burro i l Gueiteiro”, bem como a produção e programação de outros festivais/eventos relacionados com a cultura tradicional.
Em palco os quatro elementos apresentam um repertório vocal e instrumental na herança do cancioneiro tradicional das Terras de Miranda, onde as harmonias vocais e o ritmo das percussões nos transportam para um universo atemporal. Das memórias da Sanfona, da Gaita-de-foles Mirandesa, da Flauta pastoril, do Rabel, do Saltério, do Cântaro, do Pandeiro mirandês, do Bombo e da Caixa de Guerra do avô Ventura, nasce uma música que acumula referências, lugares, intensidades, tempos. Para Galandum Galundaina a música não se inventa; reencontra-se.
Os álbuns editados têm tido uma excelente apreciação pela crítica especializada. Em 2010 para além da atribuição do Prémio Megafone, o álbum Senhor Galandum foi reconhecido pelos jornais Público e Blitz como um dos dez melhores álbuns nacionais. Do seu roteiro fazem parte alguns dos mais importantes Festivais de World Music/Folk em Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Marrocos, Cuba, Cabo Verde, Brasil, México e Malásia.
BIOGRAPHY
Galandum Galundaina is part of the genealogy of a region with a unique musical and ethnographic heritage, which was forgotten for a very long time. Over the course of the past 20 years, the group has contributed to the study, preservation and promotion of the cultural identity of Terra de Miranda, Northeast Trás-os-Montes.
Their work in research and gathering of information from older people with precise knowledge of the musical legacy of the region, combined with an academic background in the area of music, has led them to a new way of understanding the sonorities they have always known. They do not seek to create new meanings with their music, but to describe places and life; to find the roots which allow culture to develop.
In addition to producing four albums and a live DVD, the group has worked on the standardisation of the gaita-de-foles mirandesa (a type of Portuguese bagpipe), the construction of traditional instruments (used in concert), the organisation of the travelling festival of traditional culture ‘L Burro i l Gueiteiro’ and the production and programming of other festivals/events related to traditional culture.
On stage, the four members present a vocal and instrumental repertoire rooted in the traditional songs of Terra de Miranda, where the vocal harmonies and rhythm of the percussion transport us to a timeless universe. Memories of the hurdy-gurdy, the gaita-de-foles Mirandesa, the pipe, the rabel, the psaltery, the cântaro, the Mirandese timbrel, the bass drum and grandfather Ventura's snare drum give rise to a music that accumulates references, places, intensities and times. For Galandum Galundaina, music is not invented; it is rediscovered.
Their recorded albums have been very well received by critics. In 2010, as well as being awarded the Megaphone Prize, the album ‘Senhor Galandum’ was recognised by newspapers Público and Blitz as one of the top ten national albums. They have played at some of the most important world music and folk festivals in Portugal, Spain, France, Italy, Belgium, Germany, Morocco, Cuba, Cape Verde, Brazil, Mexico and Malaysia.
IMPRENSA
“Embaixadores da música mirandesa…” - Lusa – 19 de Dezembro de 2015
“Senhores de um som único e diferenciador, e que é o que de melhor e culturalmente mais relevante se vai fazendo em Portugal em contexto folk.” - Miguel Trofa Pereira – 8 de Julho de 2013
“Purismo não, génio sim.” - João Bonifácio – suplemento Y, Público, 11 de Março de 2010
PRESS
‘Ambassadors of Mirandese music’ - Agência Lusa – 19 December 2015
´Musicians of a unique and distinctive sound, the best and most culturally relevant being made in Portuguese folk music today´. - Miguel Trofa Pereira – 8 July 2013
´Not purism, but genius.´ - João Bonifácio – supplement Y, Público, 11 March 2010