Fotografias
Vídeos
Concerto
ver abaixo \scroll down
Casa Comum \Convida
Baltazar Molina (n. 1979), percussão
Tomás Longo (n. 2001), vibrafone jazz
Guilherme Fortunato (n. 2000), guitarra eléctrica
A memória, como jogo de contemplação, desponta uma viagem aos primeiros lugares de tranquilidade, onde contactamos com os mais antigos objetos de fascínio que conseguimos recordar; lugares estes que nos vem de não ser já mais preciso adiar os nossos sonhos para um futuro improvável. Um fio comum que parece atar todos os maneios do tempo que percorremos, sozinhos ou acompanhados. É um ponto de partida que ultrapassa e deixa ser ultrapassado; semelhante à beleza do mito que, respeitando uma espécie de princípio de conservação, faz surgir dentro de si mesmo outras narrativas, com fórmulas que se adaptam a nós - ouvintes e contadores. Propomo-nos desbravar tais caminhos através dessa contemplação coletiva, tentando, quem sabe através do processo de procura, alcançar esse lugar de final tranquilidade. Baltazar Molina, Guilherme Fortunato, Tomás Longo (Idanha-a-Nova, 12 Março 2023)
Baltazar Molina nasce em Lisboa, em 1979. Músico, explorador sonoro, compositor e facilitador, inicia em 1994 os estudos musicais em guitarra clássica, na Sociedade Filarmónica Comércio e Indústria da Amadora. Em 1998 inicia o estudo de percussões do médio-oriente com Shokry Mohamed e em 1999 com Atef Mitkal Kenawy. Em 2002 inicia o Curso de Iniciação ao Piano e Coro, na escola Jeunesses Musicales de Lisboa. Entre 2007 e 2011 frequenta formações distintas com Zohar Fresco, Pedram Khavarzamini e Ross Daly, na Musical Workshop Labyrinth, na Grécia. Como compositor, músico e performer, desde 2002 que colabora regularmente em produções de dança, teatro e novo circo. De salientar as bandas sonoras e performances para diversas produções da Companhia Erva Daninha: ‘Noites Brancas’ (2008), ‘Trinspira’ (2008), ‘Fio Prumo’ (2009), ‘Aduela - Spera Mundi’ (2012), ‘Última Aduela’ (2014), ‘Baínha’ (2014), ‘Savar AM’ (2017) e ‘Vão’ (2019).Co-fundador da Plataforma Al-Mah, produz seminários, concertos e workshops de renomados artistas e pedagogos internacionais, nas áreas da música e da dança, entre 2002 e 2016. Como instrumentista, são muitos os projectos e colaborações que desde 1996 fazem parte do seu percurso, que se traduz numa discografia eclética e numa extensa lista de palcos pisados em Portugal, Alemanha, Espanha, França, Suíça, Bélgica, Holanda, República Checa, Estónia, Croácia, Polónia, México, Chile, Canadá, Cabo-Verde, Grécia e Marrocos. De salientar: Dazkarieh, Tiago Sousa, Selam, Noa Noa, Sete Lágrimas, Canto Ondo, Eduardo Ramos, Rão Kyao, Dancing Strings, Caravana, Orquestrinha do Terror, RosaNegra, Nilson Dourado e Lisboa Fado Ensemble. A solo assume a exploração sonora, num diálogo entre timbres, linguagens musicais, instrumentos, conceitos, crenças e tradições, como manifestação emocional e artística.
Tomás Longo nasceu em Coimbra a 6 de julho de 2001. Estudou Percussão no Conservatório Regional de Castelo Branco e integrou as bandas filarmónicas de Idanha-a-Nova e do Retaxo durante o mesmo período. Em 2018 edita o projeto A Pound for Ezra e, no ano seguinte, o duo The Man who stole The Riot Frame com o pianista Filipe Raposo. Neste mesmo ano assume o estatuto de Artist-in-Residence em Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música pela UNESCO. Em 2020 editou Silica – um disco em formato de ensaio aberto – e estreou, ao abrigo do Festival DME, o projeto multidisciplinar Carmel by the Sea, com o contrabaixista João Hasselberg e a cineasta Marianne Harlé. Entre 2021 e 2022 foi convidado pelo Centro Cultural de Belém a participar no projeto Novos Criadores de Infância, sob a tutela do grupo Sete Lágrimas; a projetar duas residências artísticas na escola de S. Bruno (Caxias), ao abrigo do projeto Cultura e Educação; e a conceber um espetáculo infantil ao abrigo do Festival Internacional Big Bang. É patrocinado pela marca de percussão americana Marimba One e atualmente estuda Vibrafone - Variante Jazz – na Escola Superior de Música de Lisboa.
Guilherme Fortunato nasceu em Coimbra a 31 de agosto de 2000. O primeiro contacto com a guitarra foi aos 8 anos de idade através do seu pai. Estudou na classe de guitarra clássica no Conservatório Regional de Castelo Branco de 2010 a 2015, completando assim o 5º grau no instrumento. No mesmo ano começou a estudar no Liceu Nuno Álvares em Castelo Branco, onde completou o seu 12º ano no curso profissional Técnico Auxiliar de Saúde. Em 2018, foi convidado por Tomás Longo a participar no seu disco de estreia “Pound for Ezra”, onde teve a oportunidade de trabalhar com o conceituado pianista Filipe Raposo. Ao terminar o curso, decidiu que queria seguir música e então optou pela vertente jazz, assim sendo ingressou em 2019 no escola de jazz Luiz Villas-Boas onde estuda até hoje. Participou em masterclasses, workshops e concertos com alguns artistas, entre eles: Pedro Rufino, Cidália Fernandes, Pawel Kwasny, Pedro Rodrigues, Nuno Guedes de Campos, Steve Coleman, Filipe Raposo, Tiago Matias, Filipe Faria, Sérgio Peixoto, Tim (Xutos & Pontapés), António Manuel Ribeiro (UHF), Ana Bacalhau, entre outros. Integrou em vários projetos musicais como: Unknown, Bandit Casino, Tomás Longo sexteto e integra atualmente em Lua - André Monteiro, Blackbox, 4 Boys in a Bunker e Orquestra Municipal do Fundão. Em 2021, foi convidado pelo Centro Cultural de Belém a integrar no projeto Novos Criadores de Infância, sob a tutela do grupo musical Sete Lágrimas.
Datas:
24 Março 2023, sexta-feira, 21h30
Centro Cultural Raiano (Idanha-a-Nova)
25 Março 2023, sábado: 17h00
Biblioteca Municipal da Covilhã (Covilhã)
19 Maio, 2023, sexta-feira, 21h30
Concerto online: Youtube
13 Agosto 2023, 21h30
Convento São Gonçalo (Amarante)
27 Outubro 2023, sexta-feira, 21h30
Galeria António Lopes! \Diafragma - Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais
14 Julho 2024, domingo, 21h00
Auditório do Edifício do Poder Local, Feijó - Festival de Música Terras de Santiago
A Arte das Musas
apresenta
Casa Comum
Projecto de
Residência
Criação
Circulação
Rede UCCN
UNESCO Creative
Cities Network
Um projecto original de
Filipe Faria
\Arte das Musas
Com o apoio
República Portuguesa - Cultura
Direcção-Geral das Artes
Parceria
Município de Idanha-a-Nova
UNESCO Creative City of Music
Acolhimentos
Município de Idanha-a-Nova
\UNESCO City of Music
Município de Amarante
\UNESCO City of Music
Município da Covilhã
UNESCO City of Design
Apoios Locais
Biblioteca Municipal (Covilhã)
Centro Cultural Raiano (Idanha-a-Nova)
Convento São Gonçalo (Amarante)
Diafragma - Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais (Covilhã)
Filarmónica Idanhense (Idanha-a-Nova)
Galeria António Lopes (Covilhã)
Junta de Freguesia de Proença-a-Velha (Idanha-a-Nova)
Termas de Monfortinho (Idanha-a-Nova)
Universidade Sénior de Idanha-a-Nova
Agradecimentos
Idalina Gameiro
ALBUM
Disponível nas plataformas: Spotify, Apple Music…
TEASERS
(clique na imagem para ver o concerto)
CARTAZES
© Filipe Faria 2023
VIDEOS + FOTOGRAFIAS
© Filipe Faria/Rita Santos 2023
Casa Comum Ep.1
Concerto 1
@ Centro Cultural Raiano – Idanha-a-Nova \UNESCO City of Music
24/3/2023
Casa Comum Ep.1
Concerto 2
@ Auditório da Biblioteca – Covilhã \UNESCO City of Design
25/3/2023