Back to All Events

Caminhada de observação de aves com a SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

Natureza SPEA © Hehaden

7 DEZ 2019
NATUREZA
9.00-12.00

Caminhada de observação de aves em Monsanto com a SPEA
\Sociedade Portuguesa para o Estudo as Aves

Inscrição obrigatória
Data: 7 de dezembro 2019
Horário: 9.00-12.00
Ponto de encontro: Capela de São Pedro de Vir-a-Corça
Público-alvo: Todos os interessados
Idade mínima: 10 anos
Limite de inscrições: 20 pessoas
Recomendações: Levar roupa e calçado adequados para andar no campo e água
Observações: Binóculos e guias de campo fornecidos

© Fotografia: Hehaden

O concelho de Idanha-a-Nova é considerado uma zona de excelência para a observação de aves em Portugal, e por isso, convidamo-lo a vir dar um passeio connosco para aprender e desfrutar da avifauna que habita por aqui.
A aldeia histórica de Monsanto encontra-se numa zona privilegiada do território português, estando rodeada de sítios de extrema importância biológica. Está também integrada no GeoPark Naturtejo e na Reserva da Biosfera Transfronteiriça do Tejo/Tajo Internacional. A sul da aldeia, encontra-se o Parque Natural do Tejo Internacional, uma área pouco perturbada, e com uma elevada diversidade e abundância de aves planadoras, ou de grande porte. Entre as espécies residentes estão o grifo, o abutre-preto, a águia-real e a águia-imperial. A paisagem é maioritariamente rochosa, com vegetação arbustiva e montados de sobro e azinho. Esta última característica empresta à área alguns traços de habitats mais mediterrânicos, o que se traduz no elenco local de espécies de aves. Além das aves planadoras não nos podemos esquecer das aves mais pequenas, mas que não passam despercebidas devido às suas cores contrastantes, como o chapim-real, o melro-azul, entre outras.
Iremos começar a manhã com uma pequena introdução sobre a zona envolvente, o tipo de habitats observados e as espécies que esperamos ver durante o passeio. Partiremos da capela em direção ao castelo de Monsanto, fazendo várias paragens para observar as aves que encontramos pelo caminho.

Quem somos?
A SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves é uma Organização Não Governamental de Ambiente que trabalha para a conservação das aves e dos seus habitats em Portugal, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
A SPEA desenvolve projetos em todo o território nacional e também em parceria no estrangeiro (ex.: Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Malta e Grécia). A sensibilização ambiental e a promoção do Birdwatching são também duas das suas prioridades.
Mais especificamente, realizamos censos por todo o país (Portugal continental e ilhas) para produzir indicadores do estado da biodiversidade. Os nossos cientistas fazem parte de diversos projetos incluindo entender e mitigar o impacte das linhas elétricas nas aves; fazemos também parte da equipa que trabalha na gestão sustentável das Berlengas (conservar os seus habitats, plantas endémicas e populações de aves marinhas), o restauro da floresta Laurissilva nos Açores e proteção do priolo, e até sensibilizar o público para as mudanças climáticas e o problema da poluição. Além disto tudo, participamos na gestão do Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena que está situado numa das mais importantes zonas de migração e nidificação de aves da Europa.
E porque é que isto é importante? Estudos demonstram que 40% das espécies de aves selvagens do Mundo estão em declínio, e 1 em 8 espécies estão ameaçadas de extinção. Esta estatística inclui aves como o Britango, o Sisão e a Águia-imperial, mas aves comuns estão também a diminuir em números. As aves são bons indicadores do estado geral dos ecossistemas, ou seja, campos ricos em aves são campos saudáveis e livres de poluição.
Como associação sem fins lucrativos, dependemos do apoio dos sócios e de diversas entidades para concretizar as nossas ações. Fazemos parte de uma rede mundial de organizações de ambiente, a BirdLife International, que atua em 120 países e tem como objetivo a preservação da diversidade biológica através da conservação das aves, dos seus habitats e da promoção do uso sustentável dos recursos naturais. Em Portugal, SPEA foi reconhecida como entidade de utilidade pública em 2012.
Se quiser saber mais sobre o nosso trabalho, ou ajudar-nos tornando-se sócio, visite o nosso website www.spea.pt.

Earlier Event: December 6
Concerto Campestre (Portugal)
Later Event: December 7
Waed Bouhassoun (Síria)