Risco Branco Risco • Filipe Faria
Risco Branco Risco • Filipe Faria
RISCO BRANCO RISCO
2022
MU0123
LIVRO
Fotografia de Filipe Faria na viagem Norte-Sul
pelas 10 serras da Estrada Nacional 2 (N2)
em Agosto/Setembro de 2021
Fotografia:
Filipe Faria
Temas:
Fotografia
Prefácio:
Luís Pedro Cabral
Páginas: 60
Acabamento: Capa dura
Língua: Português
Dimensões (mm): A205 L165 E100
Peso (kg): 0,264
Design e Paginação: Filipe Faria
1ª Edição: Lisboa 2022
Impressão: Printer
ISBN: 978-989-95983-6-2
Depósito Legal: 496817/22
Tiragem: 1000 exemplares
A paisagem anterior
Luís Pedro Cabral
“O inferno é a pátria do irreal e dos que procuram a felicidade. É um refúgio para aqueles que fogem do céu, que é a pátria dos senhores da realidade, e para aqueles que fogem da terra, que é a pátria dos escravos da realidade”. Bernard Shaw, Man and Superman
Há qualquer coisa de gótico na ausência. Uma sombra quieta, um universo retroactivo, uma perfeita imperfeição, a absolescência travestida de nada, uma espécie de heterónimo do tempo, uma hidra numa luta de reflexos com a memória visual. A imagem num blind-date com a realidade. Como se esta procurasse constantemente o seu avatar.
Um edital da alma, uma gota de ancestralidade, um caminhar antropomórfico, névoa seminal, simetria assimétrica, as estrias dos nossos desertos, a vida, desolação habitada, olhar, arquétipo de todas as fronteiras, a descoberta, a fuga, o espelho, a prisão, o universo domesticado, profano, a intersecção, a luminosidade, o sagrado, a matéria da memória, a beleza do óbvio, o ciclo, a teia do abandono, a imortalidade, a propriedade, a pureza, o silêncio, o céu, o infinito detalhe, absoluta energia, efémera, a filigrana dos dias, o eterno retorno, o respirar. (…)