Catálogo de edições
Catalogue of editions
Dimensões \Dimensions: 305 x 229 mm
Páginas \Pages: 36 + 34 (insert)
Encadernação \Binding: Capa Mole \Softcover
De profundis
2024
MU0140
LIVRO
Duncan Fox música music
Em 2024, a Arte das Musas convida o fotógrafo Filipe Faria e o vibrafonista e compositor Tomás Longo (Longo) a desenvolverem o projecto “Songs that hardly concern the skin”… entre Paris e Idanha-a-Velha.
A partir de uma residência artística na Maison La Famille – de Armand de Benoist e Faustine Lamauve – em Saint Cyr-sur-Morin (França), o projecto – para vibrafone solo – nasce das experiências do lugar e dos encontros.
La Famille é um centro criativo nos arredores de Paris que acolhe artistas de todas as disciplinas e experiências. Os fundadores, Armand – artista multidisciplinar (escultura, moldagem, desenho) – e Faustine – artista multidisciplinar (tatuagem, etc) – defendem que La Famille evolui com as pessoas que nela residem e com novos encontros e projectos.
“Songs that hardly concern the skin” é editado pela Arte das Musas e estreado, em 2024, num conjunto de sete concertos: Idanha-a-Velha (Antiga Sé), Porto (Matéria Prima), Coimbra (CAV Centro de Artes Visuais), Lisboa (Penhasco e ZDB Zé dos Bois), Saint Cyr-sur-Morin (Maison La Famille), Paris (Le Wonder)
Composição e arranjo \Composition and arrangement
Duncan Fox
Um projecto \A project by
Arte das Musas
Em parceria com \In partnership with
Município de Idanha-a-Nova
\UNESCO Creative City of Music
Apoio \Support
República Portuguesa - Cultura
\Direção-Geral das Artes
Media partner
Antena 2
Edição \Edition Arte das Musas
Design e Fotografia \Design and Photography Filipe Faria
Paginação \Pagination Filipe Faria, Luís Sequeira
1a Edição \1st Edition Idanha-a-Nova 2024
Impressão \Print Maiadouro
Tiragem \Print run 300
ISBN 978-989-35083-8-1
Depósito Legal \Legal deposit 533222/24
Arte das Musas
Centro Empresarial de Idanha-a-Nova
6060-182 Idanha-a-Nova - Portugal
www.artedasmusas.com
MU0140 © 2024 Arte das Musas
Todos os direitos reservados \All rights reserved
Ao longo de várias décadas dedicadas à interpretação e composição para contrabaixo, fui gradualmente descobrindo as profundezas ocultas deste instrumento. Nem todas exigem uma técnica sofisticada, e o meu objectivo, neste livro, é mostrar como estas belas particularidades podem enriquecer e diversificar o prazer de aprender a tocar. A minha viagem pessoal de descoberta foi amplamente influenciada pelos meus alunos, e gostaria de agradecer, em particular, ao David Faria e à Ana Matos pela ajuda e incentivo durante a criação desta colectânea. Expresso também a minha gratidão aos professores João Diogo e Abel Carvalho, que sempre apoiaram o meu esforço criativo ao longo dos anos; à Idalina Gameiro por ter dado vida às duas canções de Penha Garcia incluídas neste trabalho; e, finalmente, ao Filipe Faria e à Arte das Musas pelo convite para escrever estas peças e pelo acompanhamento atento e dedicado até à sua publicação.
In several decades of playing and composing for the double bass I have become ever more aware of the hidden depths of the instrument. Not all these require clever technique; and my aim in this book is to show how these beautiful profundities can add delight and diversity to the experience of learning to play. My personal voyage of discovery has owed much to students, and I must particularly thank David Faria and Ana Matos for help and encouragement as I worked on this collection. Others who require grateful acknowledgment are professors João Diogo and Abel Carvalho, who supported my creative efforts over the years, Idalina Gameiro for bringing to light the two songs from Penha Garcia included in this collection and, not least, Filipe Faria and Arte das Musas for inviting me to write these pieces and seeing the work through to publication.
Duncan Fox